A segurança no trabalho é uma questão obrigatória por parte do empregador prevista em lei e que deve estar sempre atualizada e um dos elementos fundamentais que fazem parte disto é o treinamento brigadista. A presença de brigadistas em ambientes de trabalho é essencial tanto para prevenir ocorrências de sinistros por incêndio como para minimizar as consequências caso ocorra.A brigada é formada por pequenos grupos que são funcionários da própria companhia e que dispõem a participar da brigada de forma voluntária, recebendo o devido treinamento para que saibam como agir em casos de incêndio. A obrigatoriedade e determinados requisitos variam de acordo com o estado, porém de uma forma geral, empresas que possuem mais de 20 funcionários devem formar o grupo para a realização de treinamento. Veja como implementar o treinamento de emergência:
- Inicialmente, é essencial a formação do grupo de brigadistas. É relevante que o funcionário se voluntarie para participar do grupo, estando ciente da relevância das ações do mesmo dentro de uma companhia;
- É relevante considerar uma carga horária mínima de treinamento, que em geral pode ser de até 12 horas. É um tempo relevante para se absorver o devido conhecimento e efetuar os treinamentos de simulação. Tudo vai depender dos riscos de incêndios no ambiente;
- Abordar os tópicos adequados no treinamento como quais os equipamentos de segurança do trabalho a serem utilizados, a relevância da prevenção do incêndio, ações necessárias em casos de incêndio, entre outros pontos.
Um dos serviços oferecidos pela Equilibrium é o treinamento de pessoal em caso de sinistro de incêndio. A companhia conta com profissionais habilitados da área como pessoal reformado do Corpo de Bombeiros para propiciar efetividade em seu treinamento.
o treinamento para brigada de incêndio, que é contratado especialmente por companhias que desejam ensinar seus colaboradores a fim de prepará-los para situações de incêndio.